Lemnis » Antroposofia, Homeopatia e Farmácia de Manipulação

20.06.11

Rhodiola rosea – Usada na adaptação ao estresse, fadiga, depressão e impotência.

por

Nome Botânico

Rhodiola rosea L.

Sinonímia

Rhodiola, Rodiola, Golden Root.

Família

Crassulaceae

Parte utilizada:

Raiz e Rizoma

Histórico e curiosidades

A Rodiola é nativa da Rússia e Ásia, sendo conhecida há mais de três mil anos. Hoje, esta espécie cresce em áreas frias e de grandes altitudes nas fendas de rochas das montanhas e nas regiões árticas da Europa, Ásia, América do Norte, e regiões montanhosas no sul da Grã-Bretanha.

Em 1969, o extrato de Rhodiola rosea foi oficialmente recomendado pelo Comitê Farmacológico do Ministério da Saúde da então URSS para o uso contra a fadiga em pacientes debilitados e pessoas saudáveis, submetidas a esforço mental ou trabalho físico intenso. Sua utilização também é recomendada para aumento da resistência física e a doenças das grandes altitudes, produtividade no trabalho, longevidade, no tratamento de quadros patológicos como fadiga, depressão e impotência.

Além da Rhodiola rosea, já foram descritos mais de 20 espécies diferentes de Rhodiola incluindo algumas que tamtém contem compostos fenólicos, estes responsaveis pela terapêutica desse gênero.

Constituintes

Cento e quarenta composto já foram isolados de raízes e rizomas da Rhodiola rosea e estão presentes em diversas substâncias ativas como: óleos essenciais, gorduras, ceras, esteróis, glicosídeos, ácidos orgânicos (oxálico, cítrico, gálico e succinico), compostos fenólifocs, taninos e proteína.

As substâncias mais significativas para a terapêutica são os flavonoides, fenilpropanóides, ácidos fenólicos (clorogênico, hidroxicinâmico e ácido gálico), monoterpenos, triterpenos e os derivados do feniletanol.

Ações

Tem efeito antifadiga, antiestresse, antihipóxia, antioxidante, melhora da imunidade e efeitos na estimulação sexual além de contribuir para ótima atividade mental e cognitiva.

Utilização

Aceita-se dosagens de aproximadamente 300 a 600 mg de Rhodiola rosea diariamente sob forma de extrato para 1% de rosavina; 180 a 300 mg para um extrato em 2% de rosavina e 100 a 170 mg para o extrato de 3,6% de rosavina.

A administração da Rhodiola rosea normalmente pode ser iniciada várias semanas antes do período esperado para o aumento da demanda fisiológica e continuando durante o período de duração da fase de atividade.

Propriedades Farmacológicas

A Rhodiola rosea é classificada como um adaptógeno por pesquisadores russos devido a sua capacidade de aumentar a resistência de forma generalizada a uma variedade de agentes “estressores” químicos, biológicos e físicos. Para tal, ocorre uma pré-adaptação do organismo para responder adequadamente as demandas do nosso Sistema Nervoso Central.

Baseando-se nos mecanismos de ação e experiência clínica atual, a Rhodiola rosea apresenta vantagens sobre outros adaptógenos, atuando tanto de maneira aguda como crônica, aumentando a capacidade de trabalho físico e mental, contra os estados de fadiga e estresse, tão comuns nos dias atuais.

Sua ação no SNC estimula as funções cognitivas (pensamento, análise, avaliação, calculo e planejamento) e também da atenção, memória e aprendizado. Pode-se tamém proteger o SNC contra agressão oxidativa provocada pelos radicais livres, auxiliar na regulação do humor, ansiedade, e emoção.

Precauções e contra indicações

Em estudos realizados para comprovação da segurança clínica da Rhodiola rosea, foram relatados alguns efeitos adversos como salivação excessiva, cefaleia e insônia moderada. Estes foram identificados em 3 pacientes diferentes e cada sintoma foi relatado por um deles.

Os efeitos adversos, podem ocorrer, em pacientes ansiosos ou com estados de excitação, sintomas de agitação e irritabilidade. Devido a este fato, indica-se tomar a medicação durante o dia a fim de não interferir no sono, principalmente no início do tratamento.

Pacientes com pressão arterial elevadas devem evitar esse tipo de medicação.

Evidências de segurança e utilização de Rhodiola rosea durante a gravidez e lactação não foram divulgados.

Aparentemente a Rhodiola rosea não apresenta interações com outras medicações, mas pode haver efeitos aditivos com outros estimulantes, não sendo recomendável também seu uso antes de cirurgias e em pacientes sob tratamento anticoagulante.

Toxicidade

O nível de toxicidade da Rhodiola rosea é baixo. Sua dose letal equivale a aproximadamente 3.360 mg/Kg, o que, para um peso de 70 Kg, corresponderia a uma dosagem de 235.000 mg. Uma vez que a dose clínica usual é de 200 a 600 mg/dia, a margem de segurança mostra-se bastante alta.

Formulações

Rhodiola rosea (extrato seco 3,2 %)  150 mg

Tomar uma cápsula pela manhã

Em associação com 5HTP:

Rhodiola rosea (extrato seco 3,2 %)  150 mg

5 HTP (5 Hidroxitriptofano)                   50 mg

Tomar uma cápsula pela manhã

Referências

ACHÊ. Monografia. Rhodiola rosea L. Fisioton. Dezembro, 2010.

Birdsall, T. C. 5-Hydroxytryptophan: a clinically-effective serotonin precursor. Altern Med Rev 1998;3:271-80.

BOTSARIS, Alex, ADDOR, Flávia. Como tratar bem do seu corpo por dentro e por fora. Doce vôo da Juventude. Ed.Objetiva. Rio de Janeiro, 2007.

DIEAMANT. Gustavo de Campos, et al. Relievene® SK: neuroimunomodulação para o tratamento dermocosmético da pele sensível. Estudo Clínico. Revista Brasileira de Medicina [s.d]. Disponível em: < http://www.moreirajr.com.br/ revistas.asp?fase=r 003&id_materia=3908> Acesso em 08 de Junho de 2011.

Kelly, G. S. Rhodiola rosea: A Possible Plant Adaptogen – evaluation of therapeutic properties. Alternative medicine review. Jun/2001. emDisponívelhttp://findarticles.com/p/articles/mi_m0FDN/is_3_6/ai_76487131/?tag=mantle_skin;content Acesso em 20/06/2011.

ATENÇÃO: ESTE TEXTO TEM CARÁTER INFORMATIVO. NÃO USE PLANTAS MEDICINAIS OU MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

“SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.”

LEMNIS FARMÁCIA • Av. Carandaí, 58 - Santa Efigênia • (31) 3245-0560. » Login
Belo Horizonte, MG - Brasil. Farmacêutica Responsável: Eliane Maria Silva Azevedo CRF 9258
DoDesign-s Design & Marketing