Lemnis » Antroposofia, Homeopatia e Farmácia de Manipulação

9.10.12

A terapia e o uso de essências florais

por

As essências florais têm uma longa história abrangendo várias culturas diferentes. Na época de Cristo elas eram usadas para curas medicinais. De fato, muitos livros citam que as essências florais eram amplamente usadas nas antigas e tão conhecidas civilizações como a Lemúria e a Atlântida.

Outras culturas, entre elas os Egípcios, Malaios e Africanos, usavam flores para tratar seus desequilíbrios emocionais. No folclore Europeu há registros sobre as propriedades curativas das flores desde a Idade Média.

No século XVI, o grande curador e místico Paracelsus recolheu orvalho das flores para tratar os desequilíbrios emocionais de seus pacientes.

Em 1930, o inglês Dr. Edward Bach, depois de trabalhar como bacteriologista num hospital de Londres encontrou na homeopatia uma nova forma de abordagem nos tratamentos, obtendo a cura para diversos sintomas.

Inspirado pelo trabalho com a homeopatia Edward Bach foi morar numa fazenda na floresta de Gales. Descobriu sua sensibilidade pelas flores e pesquisou, identificou e catalogou 38 flores silvestres e escreveu os fundamentos de uma nova Medicina.

De volta à civilização, verificou na prática a eficácia dos medicamentos florais e compreendeu a grande ajuda que poderiam dar à humanidade doente. Seus efeitos foram reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde em 1976, e se constitui de grande ajuda nestes momentos de transição.

A Terapia Floral não tem a pretensão de invadir espaços na Medicina tradicional, ao contrário, ela veio para dar continuidade nos processos de pesquisa da ciência.

Os Florais são essências a base de flores que atuam no estado emocional das pessoas, tratando o indivíduo ao invés da doença ou seus sintomas. Eles possuem uma ação suave e podem ser usados por pessoas de todas as idades.

São indicados para tratamento da ansiedade, irritabilidade, distúrbios do sono, preocupação, medo, depressão, problemas de aprendizagem e outros. Estes estados emocionais podem prejudicar a recuperação da saúde e o bem estar, além de favorecer a indisposição e doenças.

Diversos são os sistemas florais, dentre os quais se destacam:

Florais de Bach; Florais de Minas; Florais de São Germain; Florais da Califórnia; Florais Australianos-Bush; Florais do Sul; Florais do Deserto; Florais de Raff; Florais do Alaska; Florais do Hawaii.

 

 

As essências florais e suas aplicações – repertórios

Florais de Bach

 

1 AGRIMONY (Fuchsia regia)

Para pessoas que se esconde atrás de mascaras, são pessoas que demonstram alegria, não ter problemas, aparentam estar sempre maravilhosas, porém no íntimo do seu ser se debate em pensamentos e problemas não resolvidos, sofrem sozinhas e não quer compartilhar suas angústias e ansiedades.

Sintomas Chaves: Autocastração, atormentado, ansiedade e agitação.

2 ASPEN (Passiflora edulis)

Pessoas que sentem um medo sem justificativa, ansiedades inconscientes, são pessoas muito sensíveis, não sabem o porquê do medo, tem pressentimentos, medos vagos e espirituais.

Sintomas Chaves: Estou com medo, mas não sei de que, pesadelos, superstição e pânico.

3 BEECH (Mirabilis jalapa)

Para pessoas intolerantes com o outro, críticos, mente estreita, julga que esta sempre certa. Beech ajuda-nos a restabelecer o contato com nossa alma. Não consegue perceber o sentimento do outro já que o seu próprio está bloqueado.

Sintomas Chaves: Intolerância, conflitos nas relações familiares, cinismo, racista e arrogância.

4. CENTAURY (Ruta graveolens)

Falta de confiança em si mesmo, a sua própria vontade é fraca, não sabem dizer não, se deixa dominar facilmente por outra pessoa. Tem uma índole boa tranqüila e muito sensível. Vitimas fáceis de energias desarmonizas, precisa desenvolver uma personalidade forte.

Sintomas Chaves: Insegurança falta de vontade e determinação, incapaz de dizer não. São muito sensíveis.

5. CERATO (Plumbago capensis)

Não confia na própria intuição, não reconhece o Eu superior, tem a intuição, mas a personalidade intervém com argumentos racionais. Prefere a opinião de terceiros a aceitar a voz interior.

Sintomas Chaves: Não confiam nas próprias decisões. Precisam acreditar na voz interior.

6. CHERRY PLUM (Psidium virescens)

Para pessoas em pleno desespero emocional e mental, acha que vai desmoronar, perdeu o controle de si mesmo e da própria mente. Tem explosões súbitas, não controla a raiva. Os sentimentos são interiores na medida do possível.

Sintomas Chaves: Medo do descontrole, medo de estar ficando louco, viciado em drogas e com tendência a suicídio.

7. CHESTNUT BUT (Salvia officinalis)

Para pessoas que não aprende com as experiências vividas, estão sempre em situações repetidas, fogem de si mesma, apresentam doenças periódicas e com dificuldade em coordenar o mundo interior com a realidade física.

Sintomas Chaves: Dificuldade de aprendizagem, repetição dos mesmos erros e não aprende com a vida.

8. CHICORY (Chicorium intybus)

Para pessoas dominadoras, que espera muito dos outros, super mãe, gosta de fazer comentários, sobre coisas criticando e corrigindo. Faz pelo outro, mas sempre espera o retorno.

Sintomas Chaves: Possessivo, egoísta, interferi e manipula secretamente e dominador

9. CLEMATIS (Rosmarinus officinalis)

Para pessoas que vivem no mundo da lua, lenta nas atitudes, cria um mundo imaginário, da pouca importância a realidade física, grande potencial criativo e que gosta muito de dormir.

Sintomas chaves: Desatento, sonhador, lento, pois está sempre com o pensamento longe. Fantasioso e com falta de atenção no presente.

10. CRAB APPLE (Malus pumila)

Para pessoas que tem idéia bem definida sobre como deve ser o mundo que lhe rodeia, exige perfeição de sim mesma, são pessoas que tem mania de limpeza, que a casa tem que esta perfeita, se perturba com uma sujeirinha no chão da casa. Da importância em demasiada a pureza da alma.

Sintomas Chaves: Mania de perfeição, sente-se sujo, aversão por si mesmo, complexos, age como antibiótico floral para pensamentos e sentimentos impuros e obsessão por limpeza.

11. ELM (Ocymum basilicum)

Para pessoas que se identificam com suas tarefas, mas excedem os seus limites, esquecem que são pessoas normais com necessidades pessoais. Sentimentos de inadequação momentânea. Sentem que as responsabilidades são muitas.

Sintomas Chaves: Sensação de incapacidade, confusão e desordem mentais, exaustão momentânea e tem a sensação que poderá esmorecer.

12. GENTIAN ( Sonchus oleraceus)

Para pessoas pessimistas, sente-se deprimida e sabe o porquê. Desanimam facilmente ao primeiro obstáculo.

Sintomas Chaves: Falta de fé, cético, pessimista, desalento e depressão com causas definidas.

13. GORSE (Oxalis acetosella)

Para pessoas que estão sem esperança, pessoas com doenças graves sem esperança de recuperação. Apatia com a vida.

Sintomas Chaves: Desesperança e completo desespero.

14. HEATHER (Helianthus annuus)

Para pessoas que só se preocupam com os seus próprios problemas, falam sempre sobre si mesmas e seus problemas, criança carente, exageram nas emoções, Deseja ser o centro das atenções, não sabe ouvir.

Sintomas Chaves: Centrado em si mesmo, criança carente e obcecado pelos próprios problemas.

15. HOLLY (Camellis japonica)

Para pessoas ciumentas, vingativas, coração endurecido, sentimentos de inveja e ódio. Trabalha o amor incondicional.

Sintomas Chaves: Ciúme, desconfiança, sentimentos de ódio, inveja e falta de amor.

16. HONEYSUCKLE (Lonicera caprifolium)

Para pessoas que insiste em ficar no passado, fazem sempre referencia ao que passou, saudosismo. Pesar pelo que não vez. Enfim este floral ajuda a aliviar a mente das tristezas e dos pesares do passado.

Sintomas Chaves: Saudade do passado, menopausa e pesar melancólico.

17. HORNEBEAM (Foeniculum vulgare)

Para pessoas com a mente cansada, que faz muito esforço mental, útil na reabilitação dos viciados em drogas, cabeça pesada,  pessoas que se sentem cansados só em pensar na semana de trabalho. Ao acordar pensam que podem não conseguir levar as tarefas adiante.

Sintomas Chaves: Cansaço, exaustão mental, pressão ou sensação de cansaço nos olhos, cansaço psíquico e dificuldade em digerir fatos novos.

18. IMPATIENS (Impatiens walleriana)

Para pessoas impacientes, que acha que ninguém faz melhor que ela, rápida, irritada, agitada, rápidos ao pensar, mas bastantes intolerantes. Obstinação nos limites impostos à personalidade por ela mesma.

Sintomas Chaves: Impaciência, intolerância, irritação, agitação

19. LARCH (Lavandula officinalis)

Para pessoas com baixo estima, se sentem inferiores, incapaz,  sente-se inferior aos outros, sente-se inútil e impotente.

Sintomas Chaves: Complexo de inferioridade, falta de confiança em si mesma e acredita que vai falhar.

20. MIMULUS (Mimosa puddica)

Para pessoas que sentem medo de coisas concretas, medo de dirigir, medo do escuro, são medos que podem ser nomeados, definidos. Tem haver com a falta de coragem.

Sintomas chaves: Medos específicos, timidez, ansiedades, fobias e medos em geral.

21. MUSTARD (Sinapsis arvensis)

Para pessoas que estão depressivas, que alguma coisa pesa em sua alma e ela não sabe definir com clareza, desalento, melancolia inexplicável. Chegam de repente estes sentimentos.

Sintomas Chaves: Depressão e melancolia repentina

22. OAK (Agave americana)

Pessoas que a luta é constante, trabalha em excesso e fica desanimado e deprimido por exceder o limite de sua resistência.

Sintomas Chaves: Exausto e obrigado a parar, pessoa lutadora, resistente. Não sabem tirar férias.

23. OLIVE (Helicrysum bracteatum)

Para pessoas que estão com o corpo físico e a mente esgotada depois de um longo período de tensão, quando a pessoa não agüenta mais nada, não quer nem ouvir falar de assuntos cansativos, só quer dormir. Pessoas que não sabem administrar o tempo.

Sintomas Chaves: Estresse, fadiga física, exaustão física e mental extrema.

24. PINE (Pinus ellioti)

Para pessoas que se sentem culpadas. Este sentimento pode ser recente ou não, mas está contido no inconsciente da pessoa que sempre se martiriza. Pessoas que se sentem culpa pelo filho que não deu certo.

Sintomas Chaves: Culpa, autocensura, abatimento, tristeza, remorsos, frigidez sexual e arrependimentos.

25. RED CHESTNUT (Baccharis trimera)

Para pessoas muito apreensivas com os outros, sempre imaginando o que de pior pode acontecer com os parentes, filhos, mesmo  que estes estejam bem. Tem muito apego as pessoas, preocupa-se com os problemas alheios, super protetor e sacrifica-se a si próprio em favor do outro.

Sintomas chaves:Preocupação excessiva com os outros, esquecendo de si próprio

26. ROCK ROSE (Cosmos bipinatus)

Para pessoas que tem pânico medo extremo, a súbita ansiedade que aumentam progressivamente em situações físicas ou mentais.

Sintomas chaves: Terror, pânico e estado agudo de medo.

27. ROCK WATER

Para pessoas rígidas com seus pensamentos e atitudes, quer alcançar a perfeição na terra, negará a si mesma muita coisa em prol de ideais, disciplinada, quer ser um exemplo para os demais daí se cobrar muito. Tem conceitos espirituais dogmáticos e rígidos.

Sintomas Chaves: Opiniões rigorosas e rígidas são duros consigo mesmos, se auto-reprimi, perfeccionista.

28. SCLERANTHUS (Fícus carica)

Para pessoas que tem dificuldade em decidir, esta sempre entre dois pólos, porém tende a decidir sozinho. Sua opinião muda de uma hora para outra, seus pensamentos vacilam entre dois caminhos possíveis.

Sintomas Chaves: Indecisão, desequilíbrio físico e mental, não se concentra muito.

29. STAR OFBETHLEHEM(Tagetes pátula)

Para pessoas traumatizadas, tristeza paralisante, para superação de traumas psíquicos. Para auxiliar em condições psicossomáticas de todos os tipos.

Sintomas chaves: Experiências traumáticas físicas, mentais ou psíquicas, infelicidade, decepção, depressão profunda.

30. SWEET CHESTNUT (Partus lux)

Para pessoas que se sente desprotegida, completamente sozinha, um vazio profundo, sente que foi atingiu o limite Maximo de resistência, desespero extremo, mas sem pensamentos de suicídio.

Sintomas Chaves: Depressão e sentimento de absoluto abatimento.

31. VERVAIN (Stachytarphete dichotoma)

Para pessoas que gosta de convencer os outros com suas idéias, tem grande consciência da missão, faz as coisas em excesso, irritável e nervoso quando as coisas não acontecem como esperava.

Sintomas Chaves: Fanático, ânsia por punir, gosta de fazer justiça com as próprias mãos e possuem problemas psicossomáticos.

32. VINE (Vitis vinifera)

Para pessoas dominadoras, muito capazes segura de si, grande força de vontade, acredita que sabe o que é melhor para o outro. Menospreza a opinião do outro.

Sintomas Chaves: Dominador, arrogantes, inflexíveis e luta pelo poder.

33. WALNUT (Tertius lux)

Para pessoas que estão passando por momento de transição, tomou uma decisão importante na vida, mas falta dar o ultimo passo, período de menopausa, dificuldade de vencer uma personalidade dominante, para proteção contra mandingas, sensibilidade física e espiritual.

Sintomas Chaves: Mudança, proteção espiritual e física.

34. WATER VIOLET (Tropaeolum majus)

Para pessoas solitárias e independentes, sente-se isolado por causa da sua superioridade, é considerado orgulhoso e pretensioso, não permite interferência de terceiros em sua vida.

Sintomas chaves: Isolamento, solidão, reserva, distancia emocional das outras pessoas. É muito procurado para dar conselhos.

35. WHITE CHESTNUT (Salvia officinalis)

Para pessoas que sofrem com pensamentos negativos  sem conseguir para, sair da freqüência, ficam girando na cabeça. Constante conversação mental, sem nenhuma utilidade. Hiperatividade mental e dificuldade de dormir.

Sintomas Chaves: Preocupação constante, libertação de pensamentos negativos, Clareza mental.

36. WILD OAT (Origanum majorana)

Para pessoas que tem dificuldade de seguir sua verdadeira vocação, a vida sempre oferece oportunidade, mas elas sempre acham que esta faltando algo. Ainda não é esta a minha vocação; É ambicioso, quer fazer alguma coisa especial, mas não sabe o que.

Sintomas Chaves: Não sabe que caminho seguir, falta de motivação e se sente perdido.

37. WILD ROSE (Rosa Canina)

Para pessoas que estão seguindo na vida num estado paralisante de apatia, não espera, mas nada. Não sente, mais alegria e está resignado ao seu destino.

Sintomas Chaves: Resignação, falta de interesse, apatia e ambição.

38. WILLON (Piscis lux)

Para pessoas que amarga, com ressentimentos e decepções profundas na vida, sentimento de coitadinho de mim. Vítima do destino

Sintomas Chaves: Ressentimento não expresso, amargura e tristeza

EMERGENCY – Composto floral com as seguintes essências:

Cherry Plum, Clematis, Impatiens, Rock Rose e Star of Bethlehem.

Todas estas essências em um mesmo frasco. É ministrado em situação de emergência.

RESUMO DAS 38 ESSÊNCIAS FLORAIS DE BACH

DOZE CURADORES

ESTADO NEGATIVO

ESTADO POSITIVO

18. IMPATIENS

IMPACIENTE

PERDÃO

20.MIMULUS

MEDO

SIMPATIA/COMPAIXÃO

09.CLEMATIS

INDIFERNÇA

DELICADEZA

01.AGRIMONY

ATORMENTADA

PAZ

08.CHICORY

POSSESSIVIDADE

AMOR

31.VERVAIN

EXCITAÇÃO

TOLERÂNCIA

04.CENTAURY

FRAQUEZA

FORÇA

05.CERATO

IGNORÂCIA

SABEDORIA

28.SCLERANTHUS

INDECISÃO

PERSEVERANÇA

34.WATER VIOLET

TRISTEZA/INDIFERENÇA

ALEGRIA

12.GENTIAN

DESANIMO

COMPREENSÃO

26.ROCK ROSE

PANICO

CORAGEM

SETE AUXILIARES

ESTADO NEGATIVO

ESTADO POSITIVO

13.GORSE

DESESPERANÇA

ESPERANÇA

22.OAK

RESISTENCIA EXAGERADA

ACEITAÇÃO

14.HEATHER

EGOCENTRISMO

DESPREENDIMENTO

27.ROCK WATER

NEGAÇÃO DE SI

AUTO-REALIZAÇÃO

32.VINE

DOMINADOR

LIBERDADE

23.OLIVE

EXAUSTÃO TOTAL

SAUDE/ALEGRIA

36.WILD OAT

INCERTEZA

RUMO CLARO

DEZENOVE COMPLEMENTARES

ESTADO NEGATIVO

ESTADO POSITIVO

06.CHERRY PLUM

DESESPERO MENTAL

CORAGEM/FORÇA

11.ELM

DESALENTO

AUTO-AFIRMAÇÃO

02.ASPEN

MEDOS DESCONHECIDOS

CALMA/TRANQUILIDADE

03.BEECH

CRITICA

PERFEITA TOLERÂNCIA

07.CHESTNUT BUD

DIFICULDADE DE APRENDIZADO

OBSERVAÇÃO DE SI MESMO

17.HORNBEAM

SENTIR-SE SOBRECARREGADO

FORÇA INTERIOR

19.LARCH

BAIXO ESTIMA

AUTOCONFIANÇA

33. WALNUT

DIFICULDADE A MUDANÇA

FLEXIBILIDADE PARA MUDAR

29. STAR OF BETHLEHEM

CHOQUE EXTREMO

PAZ /SERENIDADE

15. HOLLY

CIUME RAIVOSO

AMOR/BONDADE

10. CRAB APPLE

AVERSÃO A SI PROPRIO

LIBERALIDADE

38. WILLOW

RESENTIMENTO

OTIMISMO/FÉ

35. WHITE CHESTNUT

PENSAMENTOS REPETITIVOS

MENTE TRANQUILA

25. RED CHESTNUT

TEMOR EXCESSIVO PELOS OUTROS

TRANQUILIDADE NAS EMERGÊNCIAS

21. MUSTARD

DESALENTO SÚBITO

ESTABILIDADE PAZ

24. PINE

CULPA/AUTOCENSURA

ACEITAÇÃO

16. HONEYSUCKLE

VIVER NO PASSADO

VIVER PLENAMENTE

30. SWEET CHESTNUT

ANGÚSTIA MENTAL/DESOLAÇÃO

FÉ/CONFIANÇA

37. WILD ROSE

RESIGNAÇÃO

ENTUSIASMO

 

OS 12 CURADORES x SIGNOS

DOZE CURADORES

SIGNOS

IMPATIENS

ARÍES

MIMULUS

CAPRICORNIO

CLEMATIS

CANCER

AGRIMONY

SAGITÁRIO

CHICORY

ESCORPIÃO

VERVAIN

LEÃO

CENTAURY

VIRGEM

CERATO

GÊMEOS

SCLERANTHUS

LIBRA

WATER VIOLET

AQUARIO

GENTIAN

TOURO

ROCK ROSE

PEIXE

 

ALGUMAS PECULIARIDADES FLORAIS

VINE

Quer prevalecer, compelir qualidade negativa da alma e a dominação

BEECH

Julga, quer esta certa, qualidade negativa da alma é a intolerância

ROCK WATER

Mantém-se reservado, a qualidade da alma é o rígido domínio de si mesmo

ROCK ROSE

Estado extremo de terror, perceptíveis de fora

CHERRY PLUM

Medo dos próprios conflitos subconsciente é sentido interiormente, enquanto possível

MIMULUS

Medo consciente de coisas concretas

ASPEN

Medo do invisível, presságios, apreensões

RED CHESTNUT

Medo do que possa acontecer com pessoas queridas

ELM

Trabalho assumido com vocação. Estado de exaustão é temporário

OAK

Trabalho é visto como um dever, exaustão crônica

OLIVE

Exaustão total do corpo, da mente, e do espírito

HORNBEAM

O cansaço é mais mental

RED CHESTNUT

Desinteressado na sua solicitude

CHICORY

Egoísta e possessivo em sua preocupação

GENTIAN

Desencorajado por falta de fé; causa é conhecida

MUSTARD

O estado de espírito é deprimido vai e vem como uma nuvem negra causa desconhecida

SWEET CHESTNUT

A mais profunda angústia e desespero mentais; estado agudo de emergência para alma

VERVAIN

Quer entusiasmar os outros com suas idéias, em sua ansiedade excessiva utiliza demasiada pressão

VINE

Utiliza deliberadamente muita pressão para lograr as próprias finalidades egoístas

HOLLY

Dá imediata expressão à raiva, a desconfiança

WILLOW

Mais passivo, os sentimentos negativos, virados para dentro, provocando amargura e o sentimento de vitima

SCLERANTHUS

Vacila entre dois pólos opostos

WILD OAT

Tem várias oportunidades que não sabe escolher, não conhece a verdadeira vocação e propósito

CENTAURY

Facilmente influenciado porque a própria vontade é fraca

CERATO

Facilmente influenciado porque não tem confiança no próprio julgamento

SCLERANTHUS

Facilmente influenciado em virtude da ausência total de foco mental; é levado de um lado para o outro no nível de energia

WILD OAT

Facilmente influenciado por ambições não definidas

HONEYSUCKLE

Facilmente influenciado porque a mente insiste em viver no passado

CLEMATIS

Facilmente influenciado porque tende a viver na fantasia

WALNUT

Facilmente influenciado em virtude do aumento da sensibilidade e da instabilidade durante fases importantes de mudanças na vida

             IMPATIENS

Tensão interna porque a coisas não andam na rapidez necessária para ele

VERVAIN

Tensão interna por conta da vontade de inspirar os outros

HOLLY

Amor universal

CHICORY

Aspecto particular do amor

GORSE

Pode ser induzido a tentar de novo, mesmo desesperado.

WILD ROSE

Ainda mais passivo e apático não esta preparado para tentar de novo

SINTOMAS X ESSÊNCIAS

MEDO

ROCK ROSE; MIMULUS; CHERRY PLUM; ASPEN; RED CHESTNUT

INDECISÃO

CERATO; SCLERANTHUS; GENTIAN; GORSE; HORNBEAM; WILD OAT

FALTA DE INTERESSE PELO

PRESENTE

CLEMATIS; HONEYSUCKLE; WILD ROSE; OLIVE; WHITE CHESTNUT; MUSTARD; CHESTNUT BUD

SOLIDÃO

WATER VIOLET; IMPATIENS; HEATHER

EXCESSO DE SENSIBILIDADE A

INFLUÊNCIA E OPINIÕES

AGRIMONY; CENTAURY; WALNUT; HOLLY

DESALENTO OU DESESPERO

LARCH; PINE; ELM; SWEET CHESTNUT; STAR OF BETHLEHEM; WILLOW; OAK; CRAB APPLE

PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM O

BEM ESTAR DOS OUTROS

CHICORY; VERVAIN; VINE; BEECH; ROCK WATER

 

Florais de Minas

Foi o primeiro sistema ou linha de florais nacionais, produzidos e pesquisados aqui no Brasil tendo como inspiração o trabalho do Dr Bach.
Breno Marques da Silva e Ednamara Batista Vasconcelos e Marques são os produtores e pesquisadores dos Florais de Minas. Eles mantêm uma linda propriedade nas proximidades da cidade de Itaúna (MG), a cerca de 80 km da capital mineira.

Para facilitar a utilização foi feita uma correspondência entre os florais de Bach e de Minas e o que resumidamente cada essência trabalha:

Agrimony /Fucshia – tormento interior. Dissimulam a tristeza através do riso.

Aspen /Passiflora– medos de origem vaga

Beech /Mirabilis – críticos, intolerantes

Centaury /ruta – trabalha a vontade, fracos de personalidade

Cerato /Emilia – indecisos, dúvidas

Cherry plum / psidium – descontrole, explosivos

Chestnut Bud /sálvia – dificuldade em aprender com os erros do passado

Chicory / chicorium – carência afetiva

Clematis /rosmarinus – sonhadores, aéreos, pôr os pés no chão.

Crab apple / malus – limpeza,purificação/antibiótico floral

Elm /basilicum- sobrecarregados com os afazeres, inadequação

Gentian /Sonchus – desânimo, pessimismo

Gorse/aleluia – desistência de lutar,traz esperança e abundância

Heather /helianthus – Gostam de ser o centro das atenções

Holly /camelli- Ódio, Inveja, Ciúmes

Honeysuckle /madressilva- vive ou pensa no passado, saudosistas

Hornbeam /foeniculum – cansaço mental

Impatiens /impatiens- impaciência, irritação, impulsividade

Larch /lavandula – falta de confiança em si, sentimento de inferioridade

Mimulus / mimosa – extremamente sensíveis, tímidos, pudicos

Mustard /sinapsis – tristeza profunda sem causa conhecida, melancólicos

Oak / agave – escondem o cansaço, exauridos

Olive /sempervivum – falta de energia vital

Pine /pinus – auto-culpa

Red chesnut / trimera – desapego, apreensivos

Rescue / buquê de 9 flores – floral de emergência

Rock rose / bipinatus – pânico, medo

Rock water/ phyllanthus – rígidos, tensos

Scleranthus/ Fícus – indecisão entre duas opções

Star of Bethelehem /ornithogalum – inconsolável

Sweet Chestnut /heliotropium- depressão, escuridão da alma

Vervain / verbenácea – “inflamados”, super ansiosos

Vine / thumbergia – dominadores, controladores

Walnut /millefolium – adaptação frente às mudanças e inovações

Water Violet /tropaeolum – reservados

White Chestnut /mormodica – pensamentos indesejáveis e persistentes

Wild Oat /origanum- falta de rumo, achar a própria vocação

Wild Rose /capsicum – resignação, apatia

Willow / zinnia – traz alegria

 

 AGUMAS INDICAÇOES DO FLORAL DE MINAS

01 – Cólicas e adaptação de recém-nascidos (Buquê de Lactentes)

02 – Período de dentição (Buquê da Transformação, Matricaria)

03 – Medo de coisas/fatos reais e conhecidos (Mimosa, Sonchus, Lavandula)

04 – Medo de coisas/fatos desconhecidos (Passiflora, Plantago, Basilicum)

05 – Dificuldades em expressar a própria vontade (Ruta)

06 – Distúrbios noturnos em crianças, pânico  (Guttagnello)

07 – Insônia, ansiedade, tensão, nervosismo (Fuchsia, Impatiens, Verbenacea, Psidium)

08 – Para momentos de crises e provações (Palicores, Lacrima, Leonotis)

09 – Distúrbios e tensão no período menstrual (Feminalis)

10 -Estresse, cansaço físico e mental (Foeniculum, Sempervivum, Tabebuia, Agave, Coffea)

11 – Insegurança e sentimento de inferioridade (Lavandula, Sonchus, Mimosa, Jasminum)

12 – Para facilitar os processos meditativos (Fórmula do Sétimo Chakra)

13 -Memória fraca, falta de atenção e concentração (Rosmarinus, Momordica, Lactuca)

14 – Preocupações e pensamentos ruminantes (Basilicum, Momordica)

15 – Preparação para testes, exames, provas (Fórmula de Exame)

16 – Dúvidas e indecisões (Ficus, Emilia, Origanum)

17 – Carência afetiva, ciúmes, rancores (Chicorium, Inga, Camelli, Zinnia)

18 – Autodestruição manifestada em forma de vícios (Calêndula Silvestre, Ipomea, Origanum)

19 – Para compulsão alimentar (Levitate, Fuchsia)

20 – Para facilitar as convalescenças (Foeniculum, Ruta, Tabebuia, Sempervivum)

21 – Para gestantes (Millefolium, Lilium, Ficus)

22 – Para os períodos de transformação (Buquê da Transformação)

23 – Para facilitar o aprendizado (Fórmula de Aprendizado)

24 – Preocupações excessiva com saúde e doença (Helianthus, Mimosa, Momordica, Basilicum)

25 – Para situações de emergência (Buquê de 9 flores) ou buquê de 5 flores

26 – Para facilitar a convivência em grupo (Fórmula Ecológica)

27 – Para acalmar e dormir (Calmim).

 

Métodos de produção da essência floral

 

Método solar (Sun Method)

As flores são colocadas em uma cuba de cristal e cobertas por água da fonte. Esta cuba deve ficar próxima à planta e o sol deve incidir direto sobre as mesmas durante aproximadamente 3 horas ininterruptamente.

Método de fervura (Boiling Method)

As flores são colocadas numa panela de inox, vidro ou de ágata, cobertas com água da fonte e fervidas de20 a30 minutos. Após este procedimento, a água é coada e colocada numa garrafa com 50% de brandy de uvas e 50% da solução coada. Esta é a TINTURA MÃE.

Preparação da solução estoque

A preparação consiste na adição de Brandy de uvas (equivalente a duzentas e quarenta partes iguais à da tintura mãe), dando origem aos chamados frascos de estoque.

Preparação da solução floral de uso:

Em um frasco é de 30 mL, adiciona-se 70% de água mineral, 30% de brandy de uvas e 2 gotas do frasco do estoque de cada essência floral simples ou 4 gotas no caso dos florais compostos

Pode-se também utilizar o vinagre de maçã natural a 15% na solução com água mineral para pacientes com intolerância a álcool, crianças ou pacientes com diabetes.

Formas de uso dos florais

Via oral

Em gotas: 4 gotas, 4 vezes ao dia ou 7 gotas de manhã e 7 gotas à noite, por um período de 1 mês.

Em spray: 3 vezes ou 4 vezes ao dia pelo período de um mês
Após um mês, você pode fazer uma nova auto-avaliação, definir novos florais e dar continuidade ao seu processo de transformação pessoal.

Em creme – Coloque na mão a quantidade de creme que irá aplicar em seu corpo e adicione 2 gotas do seu floral. Repetir 2 vezes ao dia. Você também pode mandar manipular um creme já com os florais que escolheu numa farmácia de manipulação.

Em óleos de massagem – Separe a pequena quantidade de óleo que irá utilizar no momento e adicione 2 gotas do seu floral. Massagear o corpo aplicando o óleo de massagem já misturado com os florais nas suas sessões de massagem.

Em ambientes – Num vidro de spray de até 120 mL adicione 2 gotas do floral. Borrifar em seu ambiente ou ao redor de seu corpo com as essências florais 2 vezes ao dia. Você pode adicionar uma ou duas gotas de óleos essenciais puros ao seu spray de floral de ambiente.

Alguns florais podem ser utilizados de forma pontual, por um período mais curto de tempo, para auxiliar em momentos de crise ou emergência.
Ex: Traumas, choques, divórcio, perda de um ente querido, vestibular, concurso, apresentação de trabalho, visita ao dentista, acidentes, expectativa de um resultado, mudança de casa, etc.

LEMBRE-SE: Florais não substituem cuidados médicos, que devem ser buscados prontamente.

Orçamento

 

Fontes

http://www.floraisdeminas.com.br/

http://www.essenciasflorais.com.br/

Márcia M. de Souza; Milene Garbeloto; Karin Denez; Iriane Eger-Mangrich Avaliação dos efeitos centrais dos ?orais de Bach em camundongos através de modelos farmacológicos especí?cos. Rev. Bras. Farmacogn. Braz J. Pharmacogn. 16(3): jul/set. 2006.

Olympia Maria Piedade Gimenes; Maria Júlia Paes da Silva; Maria Antonieta Benko. Essências florais: intervenção vibracional de possibilidades diagnósticas e terapêuticas. Rev Esc Enferm USP 2004; 38(4):386-95.

 

ATENÇÃO: ESTE TEXTO TEM CARÁTER INFORMATIVO. NÃO USE PLANTAS MEDICINAIS OU MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

“SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.”

LEMNIS FARMÁCIA • Av. Carandaí, 58 - Santa Efigênia • (31) 3245-0560. » Fazer login
Belo Horizonte, MG - Brasil. Farmacêutica Responsável: Eliane Maria Silva Azevedo CRF 9258
DoDesign-s Design & Marketing