Lemnis » Antroposofia, Homeopatia e Farmácia de Manipulação

12.06.18

Bacopa monnieri: Melhora o desempenho mental, aprendizagem e memória. Reduz o estresse

por

INTRODUÇÃO

Nome científico: Bacopa monnieri (L.) Wettstein

Nome popular: Brahmi; água hissopo

Família: Scrophulariaceae

Parte Utilizada: Parte aérea

 

Nos dias atuais, os mercados de trabalho estão cada vez mais exigentes e forçam a competitividade, exigindo produtividade com qualidade. As organizações tem procurado aumentar o nível de produtividade buscando profissionais cada vez mais capacitados e resistentes às pressões. A busca por melhor desempenho mental não envolve só profissionais já inseridos no ambiente de trabalho, mas também pessoas que passam por situações exigentes em concursos, provas e vestibulares, reuniões, audiências, etc.

Levando em conta a grande preocupação e necessidade atual de manter e melhorar o desempenho mental, existe um produto natural, com ação comprovada no incremento da performance mental. Bacopa monnieri tem efeitos benéficos no desempenho cognitivo com suporte para memória, aprendizagem e desempenho intelectual.

DESCRIÇÃO

Bacopa monnieri, também conhecida popularmente como Brahmi, é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importância medicinal e suas características botânicas são: planta perene, pequena, rastejante, comum em lugares pantanosos em toda a Índia. As substâncias ativas encontram-se concentradas principalmente nas folhas e caules, suas propriedades farmacológicas são atribuídas aos altos teores de princípios ativos basicosídeos de alta eficácia sobre o sistema nervoso central.

 

INDICAÇÕES

Bacopa monnieri está indicada para potencializar a memória, aprendizagem e concentração, diminuir o estresse mental, auxiliar na prevenção da doença de Alzheimer, anti-inflamatório, sedativo, cardiotônico, anti-ulceroso, aumenta vida útil das células da mucosa gástrica, hepatoprotetor, auxilia na síndrome de colón irritável, antioxidante, vasoconstritor, tratamento de bronquite e auxilia no tratamento da epilepsia.

Em estudo pré-clínico com animais foram avaliados os efeitos no cérebro a longo prazo. Os animais receberam suplementação com extrato de Bacopa monnieri padronizado em bacosídeos e os resultados foram satisfatórios. As pesquisas mostram que os compostos de Bacopa monnieri influenciam as células do cérebro que incitam a regeneração do tecido cerebral exercendo efeitos facilitadores na retenção mental, na resposta de evasão e invertem os efeitos amnésicos de neurotoxina, escopolamina, eletrochoque e imobilização do estresse apresentando valor terapêutico contra a rápida degeneração associada à doença de Alzheimer. Outros achados sugerem um efeito antidopaminérgico/serotonérgico e pode ter efeitos benéficos potenciais no tratamento de dependência da morfina. Em outros estudos pré-clínicos realizados com animais, investigaram os efeitos antiepilépticos do extrato de Bacopa monnieri.

 

APLICAÇÕES

  • Aumento da performance mental
  • Aumento do desempenho cognitivo
  • Melhora da aprendizagem
  • Melhora da memória

 

AÇÕES

  • Maior capacidade de processar informações
  • Auxilia na retenção de novas informações
  • Suporta um melhor desempenho em testes cognitivos exigentes
  • Melhora a taxa de aprendizado e memória
  • Melhora a precisão em multitarefas
  • Melhora a performance mental

 

 MECANISMO DE AÇÃO

O mecanismo de ação envolve várias vias metabólicas e ainda não está totalmente elucidado. Os estudos comprovam e mostram evidências científicas dos seus efeitos na melhora do desempenho mental. As ações são atribuídas à grande presença dos marcadores ativos, Bacosideos. Há fortes evidências de que o mecanismo de ação possa estar atribuído a uma combinação entre a modulação de efeitos colinérgicos e antioxidantes.

Segundo os estudos que baseiam o mecanismo de ação temos as seguintes ações:

– Promoção do crescimento de células neuronais;

– Proteção dos neurônios contra a beta-amilóide (proteína que pode matar células nervosas);

– Modulação do sistema colinérgico e reforço da velocidade de transmissão de impulsos de processamento e recordação;

– Ação antioxidante e neuroprotetora, impedindo morte celular;

– Ação ansiolítica e antidepressiva, controlada pelos níveis de cortisol.

 

CONTRA INDICAÇÕES

Não há relatos.

 

POSOLOGIA

75 a 150mg, duas a três vezes ao dia.

 

BIBLIOGRAFIA

Informativo Infinity Pharma

Informativo Florien

 

ATENÇÃO: ESTE TEXTO TEM CARÁTER INFORMATIVO. NÃO USE PLANTAS MEDICINAIS OU MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

“SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.”

 

LEMNIS FARMÁCIA • Av. Carandaí, 58 - Santa Efigênia • (31) 3245-0560. » Fazer login
Belo Horizonte, MG - Brasil. Farmacêutica Responsável: Eliane Maria Silva Azevedo CRF 9258
DoDesign-s Design & Marketing