Lemnis » Antroposofia, Homeopatia e Farmácia de Manipulação

22.03.16

Bioperine (Piper nigrum): Ação termogênica que melhora a absorção de nutrientes.

por

Nome científico: Piper nigrum L. ou Piper longum L.

Parte Utilizada: Extrato padronizado do fruto da Piper nigrum L. ou Piper longum L.

Nome Popular: Pimenta negra ou Pimenta longa

Introdução

Os efeitos de substâncias dependem da disponibilidade e principalmente da sua absorção no organismo. A velocidade na qual o princípio ativo é absorvido de uma forma farmacêutica e se torna disponível em seu sitio de ação caracteriza a biodisponibilidade, portanto está diretamente relacionada à absorção da substância ativa, a qual é realizada pelas células da pele, bem como das mucosas.

Bioperine é um extrato padronizado de Piper nigrum L. (pimenta do reino) e/ou Piper longum L. (pimenta longa) contendo pelo menos 95% de piperina, comparado às formas naturais observa um percentual menor 3-9% e 3-5% respectivamente.

 Pimenta do reino

Mecanismo de ação

A piperina age como termo nutriente que aumenta o processo de absorção de certas substâncias no trato gastrointestinal por apresentar uma ação termogênica, relacionada diretamente com o sistema nervoso autônomo, representado principalmente por dois receptores os alfa e beta adrenérgicos.

Na maioria dos nutrientes termoativos a termogênese é facilitada por beta-receptores, adenosina monofosfato cíclica, um segundo mensageiro para as reações hormonais e enzimáticas. Por consequência a piperina é um estimulante para liberar catecolaminas, hormônios termogênicos que necessitam de adenosina monofosfato cíclica em suas reações, desse modo induz a termogênese e aumenta a demanda de absorção de nutrientes para suprir o processo metabólico.

Outro mecanismo de ação é elevar a atividade das enzimas como gama-glutamil transpeptidase fundamentais no transporte ativo de nutrientes nas células do intestino, inibir enzimas envolvidas na biotransformação de fármacos, potencializar a ligação ao receptor de DNA modulando o sinal celular de transdução e inibir o efluxo de fármaco através da bomba. Essa propriedade explica a pequena quantidade a ser administrada que resulta no aumento dos níveis séricos de coenzima Q10, betacaroteno, curcumina, vitamina B6 e C.

Apresenta ainda o aumento da formação de micela que estimula o transporte ativo de aminoácidos e a transformação da parede epitelial devido à alta afinidade para gorduras.

Por isso age como termonutriente que aumenta a taxa de absorção de nutrientes.

Testes clínicos

Estudos clínicos foram realizados a fim de demonstrar a segurança e eficácia do BioPerine®.

Uma fórmula contendo 5 mg de BioPerin® e com 15 mg de betacaroteno administrado uma vez ao dia como suplemento alimentar duplicou o nível de betacaroteno no sangue. Substâncias como coenzima Q10, vitamina B6, vitamina C (com hidroclorido de propanolol) e selenometionina combinados com BioPerine ® demonstraram aumento de sua biodisponibilidade, no entanto, a combinação com vitamina C aumentou sua biodisponibilidade e manteve-se a mesma para o fármaco.

Bioperine efeito

Baseado nas propriedades de biodisponibilidade foi testado a tetrahidropiperina, a qual apresentou aumento no uso tópico para os compostos naturais2.

BioPerine® também elevou significantemente a captação de curcumina, extrato da raiz de cúrcuma, que apresenta eficácia em inflamações bem como várias formas de câncer. A eficácia terapêutica de curcumina é limitada a baixa absorção no trato gastrointestinal, assim a utilização de uma substância que auxilia em sua captação se faz muito benéfico.

Estudos subcutâneos de toxicidade aguda e crônica em animais indicaram que piperina não causam anormalidades no padrão de crescimento razão órgão/peso, não apresenta sintomas clínicos e nem alterações nas amostras de sangue. A concentração que apresenta disponibilidade é de 0,04 a 0,08 mg de piperina/kg.

 Bioperine substâncias

Ação terapêutica

– Aumenta a absorção de nutrientes no trato gastrointestinal;

– Termonutriente;

– Potencializador da biodisponibilidade de substâncias.

Indicações

– Aumenta a biodisponibilidade de sustâncias a atravessar as membranas;

– Age como receptor a fármacos;

– Células alvo mais receptivas a fármacos.

Posologia

Estudos sugerem 15 mg do extrato contendo 95% de piperidina por dia.

Reações adversas

Não há relatos até o momento, nas literaturas pesquisadas.

Contra Indicações

Não há contra indicações até o momento nas literaturas pesquisadas, mas é sempre aconselhável consultar um profissional habilitado para prescrição.

Bibliografia

Informativo Idealfarma

http://www.bioperine.com/index.html (acesso em 22-03-16)

 

ATENÇÃO: ESTE TEXTO TEM CARÁTER INFORMATIVO. NÃO USE PLANTAS MEDICINAIS OU MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

“SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.”

LEMNIS FARMÁCIA • Av. Carandaí, 58 - Santa Efigênia • (31) 3245-0560. » Fazer login
Belo Horizonte, MG - Brasil. Farmacêutica Responsável: Eliane Maria Silva Azevedo CRF 9258
DoDesign-s Design & Marketing