Lemnis » Antroposofia, Homeopatia e Farmácia de Manipulação

14.11.16

CAPSICI (CAPSIATE) – FITOTERÁPICO ADJUVANTE NO GERENCIAMENTO DE PESO

por

Introdução

Nomes populares: Pimenta Doce, Pimenta Americana, Jalapenho

Nome científico: Capsicum annuum L.

Família: Solanacea

Parte utilizada: Fruto

A obsesidade é uma doença crônica, multifatorial em que o excesso de peso é associado a uma série de problemas de saúde ou aumento da taxa de mortalidade. O balanço energético é positivo, ou seja, ingere-se mais calorias do que se gasta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) projetou que em 2005 o mundo teria 1,6 bilhões de pessoas acima de 15 anos de idade com excesso de peso (IMCI ? 25 kg/m2) e 400 milhões de obesos (IMC ? 30 kg/m2). A projeção para 2015 é ainda mais pessimista: 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos. Indicando um aumento de 75% nos casos de obesidade em 10 anos.

Sabe-se também que a obesidade é uma condição clínica individual, mas cada vez mais é vista como um problema grave e crescente de saúde pública. O excesso de peso deixa o indivíduo susceptível a várias doenças, tais como: doenças caridovasculares (DVC), Diabetes mellitus tipo 2 (DM2), Síndrome metabólica (SM), apneia do sono e osteoartrite de acordo com a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). Pensando nesse problema de saúde pública, foi desenvolvido o Capsici Extrato Seco, para auxiliar nos tratamentos da obesidade e redução da gordura abdominal.

jalapeno

Descrição

Capsici Extrato Seco é extraído do Capsicum annuum, espécie de pimenta doce. É composto por 3 capsinóides (capsiate, dihidrocapsiate e nordihidrocapsiate) que são capsaicinas não pungentes (não picantes), encontrados em todas as variantes do gênero da planta Capsicum (1-3). São estruturalmente idênticos aos constituintes pungentes do Capsicum, ou seja, a capsaicina, dihidrocapsaicina e a nordihidrocapsaicina, respectivamente. Possuem nas suas moléculas ligações éster, já nas pungentes há ligações amida.

Capsinóides (capsaicinas não pungentes) possuem uma ligação éster nas suas estruturas comparadas com a ligação amida característica na capsaicina.

Indicações

Capsici Extrato Seco possui ação termogênica, promovendo o aumento da secreção de catecolaminas, eleva a temperatura corporal estimulando o gasto calórico; acelera o metabolismo de gordura da mesma forma que a capsaicina, podendo ser um potente adjuvante no gerenciamento do peso. Desta forma Capsci Extrato Seco é indicado como adjuvante nas dietas de emagrecimento, pois promove:

  • Diminuição da gordura abdominal;
  • Termogenese;
  • Efeito antioxidante.

Recomendação de uso

A dose segura para humanos de acordo com os estudos é 6 mg, 1 vez ao dia pela manhã. Pode ser administrado na forma de cápsulas, gomas, chocolate nutricional, gel comestível, pós para reconstituição extemporânea (shake, sachê, refresco, iogurte, frapês, etc.), entre outros.

Vantagens

Produto natural e de fácil administração (uma vez ao dia e pequena dosagem). Pode ser associado a outros ativos e extratos naturais para melhores resultados nas dietas para perda de peso.

Mecanismo de ação

A capsaicina é considerada picante porque se liga e ativa os receptores TRPV1 (transient receptor potencial cation channel, subfamily V, member 1), localizados na língua. Já os capsinóides, presentes no Capsci Extrato Seco, não causam esse efeito porque são hidrolisados na mucosa oral. No entanto, a administração desses capsinóides, via oral, reproduz de forma equipotente o mesmo efeito termogênico da capsaicina em animais, através da ativação dos receptores TRPV1 no intestino.

Estudos realizados em animais e humanos comprovaram que as substâncias presente no Capsici promove redução de acúmulo de gordura corporal.

Além da ação termogênica, os capsinóides presentes no Capsci Extrato Seco possuem uma notável atividade antioxidante. Protegem o ácido linoléico contra ataques de radicais livres em sistemas in vitro, inibem a auto-oxidação e oxidação ferro ou EDTA mediada.

Há estudos que sugerem que os capsinóides do Capsci Extrato Seco estimulam o metabolismo e reduzem o acúmulo de gordura corporal da mesma maneira que a capsaicina (11). Foi demonstrado que o capsiate e o dihidrocapsiate aumentam as secreções de catecolaminas adrenal melhorando a disposição dos voluntários.

Estudos clínicos de eficácia

Foram conduzidos estudos para comprovar a segurança e eficácia dos capsinóides presentes no Capsci Extrato Seco, para a perda de peso e gordura corporal em 80 voluntários, de ambos os sexos, entre 30 e 60 anos de idade, com sobrepeso ou obesos, os quais receberam recomendações de mudança de estilo de vida.

Os estudos foram randomizados, duplo cego, e os indivíduos receberam 6mg diário, via oral, do extrato ou do placebo por 12 semanas. Para obter uma visão do mecanismo, os pesquisadores acompanharam as mudanças no metabolismo em repouso e observaram a resposta gênica dos candidatos. O estudo comprovou uma redução no peso corporal e na medida abdominal.

Estudos de segurança

Estudos foram realizados a fim de avaliar a toxicidade crônica e a teratogenicidade em animais. Testes farmacocinéticos foram conduzidos em humanos.

Todos os indivíduos que receberam no mínimo uma dose de 6mg diário do ativo foram incluídos nas análises de segurança. Estudos clínicos demonstraram que a maioria dos efeitos adversos causados pelo tratamento ocorreu no grupo placebo. Nenhum efeito adverso foi considerado sério. Efeitos adversos gastrointestinais leves foram observados no grupo que fez uso de capsinóides do Capsci Extrato Seco. Com base nos dados de segurança disponíveis, conclui-se que a administração de 6mg diário de capsinóides do Capsci Extrato Seco em humanos é segura.

Contra indicações

Esta substância deve ser utilizada com cautela em indivíduos hipertensos uma vez, que aumenta a produção de catecolaminas pela estimulação da glândula adrenal ou que apresentam algum tipo de distúrbio gastrointestinal. É contraindicada para os que sofrem de insônia, gestantes, lactantes, crianças, hepatopatas e indivíduos que apresentam distúrbios renais.

Pessoas com hipersensibilidade a substância não deve fazer uso deste medicamento.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.

O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.

É sempre aconselhável consultar um profissional habilitado para prescrição.

Formulação sugerida

Capsiciate (capsici extrato seco) 6 mg

Tomar uma cápsula ao dia pela manhã.

Bibliografia

 Informativo Pharmanostra

 

ATENÇÃO: ESTE TEXTO TEM CARÁTER INFORMATIVO. NÃO USE PLANTAS MEDICINAIS OU MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

“SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.”

LEMNIS FARMÁCIA • Av. Carandaí, 58 - Santa Efigênia • (31) 3245-0560. » Fazer login
Belo Horizonte, MG - Brasil. Farmacêutica Responsável: Eliane Maria Silva Azevedo CRF 9258
DoDesign-s Design & Marketing